Complexo B! Vitamina B1 (Tiamina)

Agora vamos falar das vitaminas hidrossolúveis…

A vitamina B1 ou tiamina é essencial em diversas reações inclusive para a descarboxilação oxidativa do piruvato em Acetil-Coa, o qual entra no clico de Krebs para gerar energia.

Fontes: levedo, fígado (vísceras), grãos de cereais integrais, carne de porco, presunto, germe de trigo, castanhas, legumes, gema de ovo, farelo de trigo, amendoim.

Farelo_Trigo    fígado

Considerando que é uma vitamina hidrossolúveis ocorre perda significativa na água de cozimento dos alimentos, por isso a importância do cozimento à vapor.

Sua deficiência é vista em pacientes alcoolistas, portadores do vírus HIV, pacientes com doenças gastrointestinais e hepáticas ou com vômito persistente (hiperêmese da gestante), pessoas em greve de fome ou com anorexia. Os sintomas desta deficiência são: anorexia, perda de peso, sintomas cardíacos e neurológicos, casos extremos podem até resultar em Beribéri (polineurite periférica, fraqueza nas pernas com perda de reflexo e do controle dos músculos dos membros inferiores e aumento anormal das sensações seguido de anestesia superficial com profundas dores musculares) ou na Síndrome de Wernicke-Korsakoff (associada ao alcoolismo e dietas pobres em tiaminas, sendo assim ocorre redução do transporte de tiamina provocado pelo álcool).

Seu consumo em excesso (tóxico) é raro, mas quando ocorre gera dores de cabeça, convulsões, fraqueza muscular, arritmia cardíaca e reações alérgicas. Em doses maciças pode levar a supressão do centro respiratório, causando até a morte.

 

  • Procure sempre um nutricionista para tirar suas dúvidas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s