Vitamina B6 (Piridoxina, Piridoxal)

 

nozes cereais integrais

 

A vitamina B6 é a única vitamina envolvida no metabolismo de todos os macronutrientes (proteínas, lipídeos e carboidratos) e é associada aos sistemas nervoso, imune e endócrino.

Os componentes da vitamina B6 são fotossensíveis e o processamento de alimentos, incluindo esterilização por calor resulta na perda da atividade dela.

A deficiência de vitamina B6 em humanos é rara, mas quando ocorre está associada à deficiência do complexo B, alcoolismo, síndrome de mal absorção e administração de alguns medicamentos (isoniazida, ciclosserina, penicilamina, hidralazina).

Sua deficiência provoca: prejuízo no crescimento, dermatite semelhante a pelagra e ataxia (falta de coordenação dos movimentos). Sendo assim, os principais sintomas estão relacionados a alterações dermatológicas e neurológicas: ataxia, hiperirritabilidade, movimentos anormais da cabeça, convulsões, fraqueza, insônia, glossite, queilose, estomatite e baixa imunidade.

Seu consumo em excesso (tóxico) é raro, mas quando ocorre ocasiona neuropatia sensorial (alterações no modo de andar e na sensação periférica).

Fontes: Carnes, verduras, produtos integrais (especialmente trigo), hortaliças e nozes.

 

  • Procure sempre um nutricionista para tirar suas dúvidas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s