Diferença entre suco, polpa, néctar e refresco!

O Post de hoje é super interessante!

Peguei os dados no Decreto 6.871/2009 do Ministério da Agricultura.

(Clique na imagem abaixo para ver estes dados)

Decreto

Você sabe a diferença?

suco

SUCO: é definido como uma bebida não fermentada, não diluída, obtida da fruta madura e sã. Ele não pode conter substâncias estranhas à fruta, como adição de aromas e corantes artificiais, além disso, nele poderá ser adicionado açúcar na quantidade máxima fixada para cada tipo de suco e neste caso deverá ser denominado como adoçado.

(Clique na imagem abaixo para ver a definição completa)

suco

polpa polpa

POLPA: é definido como um produto não fermentado, não concentrado, obtido de fruta polposa, por processo tecnológico adequado, atendido o teor mínimo de sólidos em suspensão. A  Polpa mista é a bebida obtida pela mistura de fruta polposa com outra fruta polposa ou fruta não polposa ou com a parte comestível do vegetal, ou com misturas destas. Segundo o Decreto nº12486, de 20 de outubro de 1978, do Governo do Estado de São Paulo, ANTERIOR A ESTE polpa de frutas tem como definição: “o produto obtido por esmagamento das partes comestíveis de frutas carnosas, por processos tecnológicos obtidos.”

(Clique na imagem abaixo para ver a definição completa)

Polpa

néctar

NÉCTAR: é definida como bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato, adicionado de açúcares.

(Clique na imagem abaixo para ver a definição completa)

Néctar

refresco

REFRESCO: é defino como bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, com ou sem adição de açúcares.  O refresco de determinadas frutas deverão ter porcentagens específicas: Laranja ou laranjada, de tangerina e de uva (30% em volume de suco natural),  limão ou limonada (25% em volume de suco de limão), maracujá (6% em volume de suco de maracujá), maçã (25% em volume em suco de maçã). O refresco, quando adicionado de açúcares, deverá ter a designação adoçado, acrescida à sua denominação.

(Clique na imagem abaixo para ver a definição completa)

Refresco

Espero que tenham gostado!!!

Prefiram SEMPRE suco NATURAL ou polpa de fruta e lembre-se que suco em pó como Tang e Clight, NÃO são sucos, são refresco e além disso, eles todos contém corantes, aromatizantes, estabilizantes, ou seja, são TOTALMENTE ARTIFICIAIS, não fazem bem ao nosso organismo!!!

Nutricionista Bruna F. Quaglio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s