A vitamina mais conhecida e suplementada de todas! rs
Ela é transportada no plasma na forma de ácido ascórbico e dietas ricas em zinco e pectina podem reduzir a sua absorção. Interage também, com ácido fólico, niacina (B3) e possivelmente com a vitamina A e a D.
Ela participa de importantes funções do nosso organismo como: formação de colágeno, conversão de alguns aminoácidos, síntese de adrenalina e hidrocortisona e além disso, participa do metabolismo do ferro e do cobre mantendo-os em suas formas reduzidas (de mais fácil absorção);
Além disso, é possivelmente associada com a saúde cardiovascular e tem função comprovada no sistema imune em decorrência do seu envolvimento com leucócitos, produção de interferon, minimação do processo de reação inflamatório e integridade das membras mucosas.
Altas doses de vit C são capazes de reduzir intensidade dos sintomas do resfriado, mas não os impede.
Sua deficiência causa escorbuto (fraqueza, edema e sangramento das gengivas, perda de dentes, hemorragias, hiperqueratose folicular da pele, dor muscular e várias alterações psicológicas) e no caso de gestantes pode levar a parto prematura e eclâmpsia.
Suas altas doses (tóxicas) tem sido responsáveis por distúrbios gastrointestinais, uricosúria, absorção excessiva de ferro e diminuição da atividade bactericida de leucócitos. E segundo alguns estudos megadoses podem causar até pedras nos rins.
Fontes: frutas cítricas, hortaliças e vísceras.
Lembrando que ela é facilmente destruída por oxidação e perdida na água de cozimento.