Vitamina C

A vitamina mais conhecida e suplementada de todas! rs

tas cítricas   acerola

Ela é transportada no plasma na forma de ácido ascórbico e dietas ricas em zinco e pectina podem reduzir a sua absorção. Interage também, com ácido fólico, niacina (B3) e possivelmente com a vitamina A e a D.

Ela participa de importantes funções do nosso organismo como: formação de colágeno, conversão de alguns aminoácidos, síntese de adrenalina e hidrocortisona e além disso, participa do metabolismo do ferro e do cobre mantendo-os em suas formas reduzidas (de mais fácil absorção);

Além disso, é possivelmente associada com a saúde cardiovascular e tem função comprovada no sistema imune em decorrência do seu envolvimento com leucócitos, produção de interferon, minimação do processo de reação inflamatório e integridade das membras mucosas.

Altas doses de vit C são capazes de reduzir intensidade dos sintomas do resfriado, mas não os impede.

Sua deficiência causa escorbuto (fraqueza, edema e sangramento das gengivas, perda de dentes, hemorragias, hiperqueratose folicular da pele, dor muscular e várias alterações psicológicas) e no caso de gestantes pode levar a parto prematura e eclâmpsia.

Suas altas doses (tóxicas) tem sido responsáveis por distúrbios gastrointestinais, uricosúria, absorção excessiva de ferro e diminuição da atividade bactericida de leucócitos. E segundo alguns estudos megadoses podem causar até pedras nos rins.

Fontes: frutas cítricas, hortaliças e vísceras.

Lembrando que ela é facilmente destruída por oxidação e perdida na água de cozimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s