Post de hoje inspirado nessas fotos enviadas pela minha paciente!!
As pimentas tem diferentes gêneros como: Piper, Capsicum e Pimenta.
Elas auxiliam na digestão (aumentam a salivação gástrica e estimulam secreção gástrica e motilidade gastrointestinal) e no aumento do gasto energético, oxidação lipídica e queima de carboidratos.
A pimenta do reino é do gênero Piper e o Brasil é um dos maiores produtores. Ela contém safrol (um ponte auxiliador anti cancerígeno) e piperina (antioxidante);
A Pimenta-da-jamaica (allspice) faz parte do gênero Pimenta. O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz moscada e cravo.
Fonte imagem: Aula sobre condimentos. Prof. Mayra Kamiji (UNICAMP)
As pimentas vermelhas (caiena – páprica ou malagueta), chili, pimentão, biquinho, cumari (e outras) são originadas de plantas do gênero Capsicum.
Seu principal composto ativo é denominado Capsaicina, composto fenólico que tem propriedades antioxidantes e termogênicas, as quais aumentam o gasto calórico e é uma opção válida para o auxílio na intervenção da obesidade/perda de peso.
Estudos relatam ação na prevenção de aterosclerose, câncer e de até algumas doenças crônicas.
- Se você não tiver problemas de pressão alta ou doença hemorroidária e houver liberação médica para tal.. Use e abuse das pimentas (em especial as vermelhas, que ardem, e tem efeito termogênico).
- Procure sempre um nutricionista!