Para começar esta nova categoria no blog, vou explicar um pouco sobre os tipos de whey protein.
Primeiramente, Whey Protein é composto por proteínas do soro do leite. Os BCAA’s perfazem 21,2% e todos os aminoácidos essenciais constituem 42,7% do whey.
As frações, ou peptídeos do soro, são constituídas de: beta-lactoglobulina (BLG), alfa-lactoalbumina (ALA), albumina do soro bovino (BSA), imunoglobulinas (Ig‘s) e glicomacropeptídeos (GMP).
A BLG é o peptídeo que contém a maior quantidade de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), a ALA contém a maior quantidade de triptofano e também é rica em lisina, leucina, treonina e cistina, a BSA é rica em cistina (precursor da síntese de glutationa) e o GMP está presente em um tipo de proteína do soro, conhecida como whey rennet e possui alto teor de aminoácidos essenciais.
Vamos aos tipos:
Whey Protein Concentrado:
Mesmo passando por filtragens ela não elimina totalmente a gordura e os carboidratos (lactose) da fórmula. Contém entre 29 a 89% de proteína, além disso, as proteínas mantem-se intactas, desse modo, a digestão deste tipo de Whey é mais lenta e ele também pode causar desconfortos gastrointestinais ou reações (principalmente aos alérgicos a proteína do leite ou os intolerantes a lactose).
Whey Protein Isolado:
Ele passa por mais filtragens e quase não contém lactose (menos de 1%) e gorduras. Neste processo as estruturas das proteínas são quebradas (porém mantem-se sua bioatividade) e desse modo, sua absorção é mais rápida. Ele contém cerca de 90% de proteínas.
Whey Protein Hidrolisado:
As proteínas do soro do leite são quebras por hidrólise (digamos que é um whey protein pré-digerido), sendo estes disponibilizados em forma de peptídeos e aminoácidos, e desse modo, digerido, absorvido e disponibilizado mais rapidamente. Este Whey tem menor possibilidade de causar reações alérgicas e desconfortos.
Whey 3W, 5W e Blends Proteicos:
São as misturas de vários tipos de Whey Protein que tem como objetivo uma absorção gradual de cada tipo de proteína, ou seja, são liberados (e absorvidos) de forma gradativa na circulação sanguínea e desse modo, a síntese proteica se prolonga. Ele é muito utilizado durante o período de sono garantindo um aporte proteico durante todo este período. Neste tipo de whey são utilizados estes 3 tipos de whey protein (3W – Whey concentrado, isolado e hidrolisado) e além disso podem ter adição de albumina (absorção mediana), proteína de soja (absorção mediana), caseína (aborção lenta) e mais BCAA.
Como vocês podem ver, existem diversos tipos e misturas, além disso, cada marca usa um nome diferente, o único modo de você saber a diferença é lendo os ingredientes/composição dos Whey’s disponíveis à venda.
- Consulte sempre um nutricionista esportivo.
Baby! To adorando suas dicas!!!
Parabéns pelo profissionalismo e dedicação amiga!!!!
Estou muito orgulhosa
Amo você!
Beijos
Que linda amiga! Sempre acompanhando!!
Obrigada por tudo e principalmente pelo apoio!!!
Faz MUITA diferença e estimula muito!!!
Amo você!!
Beijos
Adorando o seu blog, sempre leio.
Bruna, você faz parcerias com outros blogs?
Gostaria de publicar algumas coisas legais que vejo por aqui.
um beijo.
Caso você queria repostar pode sim!!! Só faça a citação ao meu blog e minha autoria!!
Grande beijo!
Obrigada pelo elogio!
Vocês são sempre muito bem vindos!