Em homenagem a receita de molho light de maracujá, neste post falarei sobre o maracujá bem c0mo sua composição e benefícios.
O maracujá-azedo ou amarelo é o mais cultivado e comercializado no Brasil, sendo o Brasil um dos maiores produtores.Já o maracujá-doce, embora originário do Brasil, é uma fruta ainda pouco conhecida pela maioria da população.
Vários estudos indicam a presença de substâncias polifenólicas, ácidos graxos poliinsaturados w-3 e w-6 (principalmente nas sementes) e fibras, por isso pode ser indicado como um alimento funcional.
Abaixo, seguem as composições de minerais da fruta (como potássio, cálcio e magnésio)
A farinha da casca do maracujá amarelo exerce uma ação positiva sobre o controle glicêmico no tratamento e controle do diabete mellitus tipo II, sendo o provável mecanismo desta ação a presença de um alto teor de pectina, totalmente degradável no organismo, que ajuda a diminuir a taxa de glicose e colesterol no sangue, sugerindo o uso como adjuvante das terapias convencionais;
Abaixo segue tabela com as quantidades de calorias, fibras, proteínas e gorduras, vitaminas (como vitamina C e A), entre outros componentes a cada 100 gramas da fruta:
Além disso, a fruta contém carotenoides, que são precursores da vitamina A (pró-vitamina A), atuando como antioxidantes e ajudando na prevenção do câncer, aterosclerose e processos de envelhecimento em geral.
Vamos de suco de maracujá hoje?
Espero que tenham gostado!
Fonte: Zeraik, M. L; et. al Maracujá: Um alimento funcional?. Revista Brasileira de Farmacologia, v.20, n.3. Curitiba, 2010.