Esse post foi inspirado no anterior.. suco de tomate!
O tomate contém LICOPENO é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada (como se fossem pigmentos), é considerado um potente antioxidante e ao contrário de outros carotenóides, não se transforma no organismo em vitamina A.
A função antioxidante do licopeno é associada aos efeitos das dietas ricas em alimentos fontes (tomate, goiaba vermelha, melancia, mamão e pitanga) na contribuição da redução dos riscos da ocorrência de cânceres como o de próstata e mama, esôfago, gástrico, pulmão, pâncreas, cólon, reto, cavidade oral e cervical em diversos estudos. Além disso, são relatados casos em que o consumo de licopeno está sendo inversamente associado ao risco de infarto do miocárdio e outras doenças cardiovasculares.
O tomate e o mamão tem cerca de 3,0 mg em 100 g destes. A absorção do licopeno é maior quando o alimento é cozido, pois o rompimento das paredes celulares ou seja das fibras da fruta facilita o contato da substância mucosa intestinal humana. O licopeno da melancia e do mamão é muito biodisponível, enquanto o do tomate cru está em 13%, contra 70% do mesmo quando cozido.
Por tanto invistam em alimentos como a massa e o molho de tomate, pois são ótimas fontes do licopeno, lembrando de escolherem sempre o NATURAL.
Espero que tenham gostado das informações!