“Humanizar o parto é dar liberdade às escolhas da mulher.” O empoderamento teve origem da palavra em inglês “empowerment”, que significa delegar poder. O mesmo deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, culturais, econômicas e de poder. Em relação à gestantes, tem como significado a liberdade para que a mulher tenha autonomia para escolher como será seu parto e que o seu direito de parir seja resgatado com virtude e integridade. O poder resgatado e conquistado a fará independente e capaz.
A Rede de Empoderamento Materno – REM foi criada com o princípio de proporcionar para as mulheres uma transição com boas lembranças, informação e empoderamento para o universo da maternidade. Para que as mulheres sejam respeitadas, e que seus filhos possam chegar ao mundo de forma humana e acolhedora.
A Raquel Carvalho é Doula formada pelo GAMA (Grupo de Apoio da Maternidade Ativa), Graduanda em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo – USP. Trabalha atualmente como doula. Responsável pela criação da REM (Rede de Empoderamento Materno), tendo como objetivo ajudar e passar informação para mulheres que buscam a humanização do parto e auxílio no universo da maternidade.
A REM oferece:
– Para Gestantes:
· Grupo de Gestantes.
· Curso de preparação para o parto e primeiros cuidados com o bebê.
· Curso de massagem em gestante.
– Para Puérperas (pós parto):
· Consultoria em amamentação.
· Encontro de Pós-Parto.
· Shantala.
Instagram: @empoderamentomaterno
Endereço: Rua Sen. Cesar Vergueiro, 250 – Vila America, São Bernardo do Campo.