Os adoçantes, também conhecidos como edulcorantes tem como função substituir os açúcares, tem sabor doce e poder dulçor.
Mas qual a diferença entre eles? Qual devemos usar? Vamos lá..
Existem dois tipos de adoçantes, os artificiais e os naturais.
Dentre os artificiais:
A sacarina, derivada do petróleo, apresenta sabor residual amargo em altas concentrações. É estável sob aquecimento e em meio ácido. Tem poder de adoçar 500 vezes maior que o açúcar.
O ciclamato, derivado do petróleo, é estável durante prolongados períodos de aquecimento e tem poder de adoçar 40 vezes maior que o açúcar.
O aspartame, derivado do petróleo, não é estável sob calor, amarga e preparação e tem poder de adoçar 40 vezes maior que o açúcar.
O acessulfame-K é um sal de potássio sintético, apresenta estrutura semelhante à da sacarina, por isso normalmente é utilizado em conjunto para que o gosto residual da sacarina não fique aparente. Tem poder de adoçar 200 vezes maior que o açúcar.
A sucralose é obtida pela cloração da sacarose (“açúcar” natural). Seu dulçor é dependente de pH e temperatura, apresentando boa estabilidade. Pode ser utilizado para cocção e dentre os artificiais é a melhor escolha.
Dentre os naturais:
O Manitol, Xilitol ou Sorbitol são obtidos a partir da redução da glicose e da frutose. Tem poder adoçante maior que o da sacarose e sabor parecido. Contém 4 Kcal/g e, por isso e por não causar caries, são amplamente utilizados na produção de gomas de mascar e balas. Em grande quantidade pode ter efeito laxativo.
Os Steviosídeos são Extraídos da planta Stévia Rebaudiana. Não é calórica, tóxica e nem é metabolizada pelo organismo. Seu uso não é maior devido a sabor residual amargo.
A Frutose é encontrada nas frutas e no mel. Tem valor energético – 4 Kcal/g, mas por seu poder adoçante é cerca de 170 vezes maior que o açúcar. Diabéticos não podem utiliza-lo.
Resumidamente, dentre os artificiais prefira a sucralose, dentre os naturais os steviosídeos ou se preferir mais “natural ainda” use mel ou açúcar demerara (sempre em pequenas quantidades!)
Para quem não é diabético, tenho ideia que os adoçantes é pior que o açúcar, correto?
Claro que tudo depende também das quantidades, mas prefiro colocar no café ou chá pouco açúcar que adoçante. Estou a fazer bem?