Dietas restritivas emagrecem?

Acredito que o melhor título, na verdade, seria, “Por quê dietas restritas não emagrecem?”

1

Tentarei dar esta explicação com um exemplo.

Suponhamos que um individuo esteja consumindo 1600 Kcal e tenha um gasto diário total de 1600 Kcal também (com ou sem exercício). Este mesmo indivíduo inicia uma dieta de 900 Kcal.

O corpo, sabiamente, reduz o seu metabolismo/gasto para acompanhar o que esta sendo ingerindo de modo a “sobreviver”. Ou seja, este indivíduo fica com o metabolismo extremamente lento neste período. Obviamente, as dietas restritivas duram pouco. Após este período ingerindo apenas 900 Kcal o indivíduo retorna ao seu normal e ingere 1600 Kcal. PORÉM, seu metabolismo continua a funcionar como se ingerisse apenas 900 Kcal. Sendo assim, este indivíduo esta ingerindo muitas calorias a mais do que seu corpo precisa. Qual o resultado? Efeito sanfona. Este indivíduo irá estocar estas calorias a mais em forma de gordura e assim aumentar seu peso novamente e bem provavelmente até mais.

2

Comprovadamente estudos demonstram que, principalmente, pessoas que fizeram dietas restritivas ao longo de uma vida tem maior prevalência deste efeito sanfona, pois seu metabolismo está sempre lento e baixo.

Mas então qual a saída? Exercícios físicos! Estes indivíduos precisam aumentar seu metabolismo, ingerindo mais calorias mas UTILIZANDO-AS. (Claro, sempre com consentimento médico e acompanhamento de um profissional formado em educação física e com CREF).

Outro detalhe importante é que várias estudos demostraram que dietas restritivas culminam também em episódios de compulsão alimentar e descontrole. E isso também é muito perigoso, não só fisicamente como psicologicamente também.

Por isso, procure um nutricionista que acompanhe seu desenvolvimento entenda como seu metabolismo funciona e como você lidou com ele ao longo de sua vida. Assim, poderá utilizar a melhor estratégia possível.

Espero que tenham gostado!

Anúncios

Um comentário sobre “Dietas restritivas emagrecem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s