A dieta “Dukan” funciona?

INTERROGAÇÃO

A dieta Dukan nada mais é do que uma dieta com severa restrição de carboidratos.

E ela NÃO funciona. Por quê? Simples, na verdade não é que você emagrece, o que acontece é o seguinte (tive aula sobre isso na pós graduação)…

Nosso corpo armazena carboidrato em forma de glicogênio, cerca de 0,8 Kg, vamos arredondar isso para 1 Kg. A cada Kg de glicogênio armazenados 3 Kg de água junto.

Por isso, ao realizar uma dieta com restrição de carboidrato “de cara” perdemos arredondando cerca de 4 Kg de peso. Isso quer dizer que emagreci?  Obviamente NÃO.

Você perdeu peso, de água e glicogênio, não perdeu gordura, não emagreceu.

É claro que se a conseguir manter, você perderá muita massa magra e um pouco de gordura, mas além disso, terá cansaço, mal hálito, mal humor e até problemas de relacionamento, visto que você estará restrito a uma alimentação feita em casa.

Além disso, depois ou durante ocorrerão as compulsões alimentares, pois ao retirar o carboidrato você reduz de modo exagerado as calorias da sua dieta, e como já disse no post anterior, dietas restritivas não emagrecem, veja o post aqui.

Em seguida, normalmente, após 1 ou duas semanas de deita você desiste (e isso é normal!) e logo ganha 4 Kg de PESO, e pensa “carboidrato engorda mesmo”. NÃO, você apenas retornou com sua reserva de água e glicogênio (não aumentou gordura), e NÃO essa reserva de água não te deixa inchada, pois isso é INTRAMUSCULAR (dentro do músculo e imperceptível) ou no fígado, pois armazenamos glicogênio apenas nestes locais.

Espero ter ajudado vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s