Linhaça marrom ou linhaça dourada? Como armazenar a linhaça?

linhaca-preta-e-dourada-620x413

A linhaça de modo geral contém uma boa quantidade de ômega 3 em relação aos outros óleos (veja a imagem abaixo – não consegui achar a fonte dela, não é minha!). Ela é considerada um alimento funcional e mais de 60% de sua composição é de ômega 3, contém bem pouco de ômega 6 (ainda bem!) e outros óleos também.

A semente de linhaça traz benefícios relacionados ao desenvolvimento do sistema nervoso central, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e determinados tipos de câncer e atua na redução de processos inflamatórios e de doenças auto-imunes, tem função antioxidante e exerce atividade semelhante ao estrogênio (ligninas).

oleos

Em relação aos dois tipos de linhaça, o teor de tocoferol (antioxidante) total e capacidade antioxidante total foram maiores no óleo da linhaça marrom. Além disso, houve igualdade entre as sementes de ambas as variedades de linhaça e uma superioridade do óleo de linhaça marrom. Ainda assim, as composições de ômega 3, 6 e 9 são idênticas e de gordura saturada e insaturada bem próximas, sem muitas diferenças significativas.

Segue abaixo a tabela comparativa

óloes linhaça

E como armazena-las?

Compre a linhaça inteira, em sua casa bata no liquidificador e em seguida guarde em um pote esbranquiçado dentro do congelador (sim, congelador!). Sempre que for usar é só raspar um pouco que a farinha se solta.

Referências:

– Soares, L. L.; Pacheco, J. T.; Brito, C. M; et al. Avaliação dos efeitos da semente de linhaça quando utilizada como fonte de proteína nas fases de crescimento e manutenção em ratos. Revista de Nutrição, Campinas, vol. 22, no4, p. 483-491, 2009.

(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000400004&lang=pt)

– Barroso, A. K. M.; et al. Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio. Ciência Rural, Santa Maria, vol.44, n.1, p. 181-187, 2014. (http://www.scielo.br/pdf/cr/v44n1/a1214cr2013-0310.pdf)

Anúncios

Um comentário sobre “Linhaça marrom ou linhaça dourada? Como armazenar a linhaça?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s