Quais os benefícios do Café?

café2

Além da sua importância comercial e social, o café é uma das bebidas mais reconhecidas e apreciadas no mundo.

O café, na verdade, a cafeína (um alcaloide), tem ação direta no sistema nervoso central, por este componente ser psicoativo, inibindo a transmissão de diversos neurotransmissores, sendo assim, um importante estimulante, especialmente para atletas, como pré-treino. Além disso, pode ter efeito no aumento de metabolismo, funcionando como um leve e natural termogênico.

Porém, como qualquer outro estimulante, doses em excesso podem ter efeito adversos como taquicardia, dores de cabeça, insônia, ansiedade, tremores, dores de cabeça e outros. Além disso, pessoas com problemas gastrointestinais (como refluxo e gastrites) e de pressão/coração devem evitar o consumo, pois ele pode aumentar a pressão ou piorar os sintomas de refluxo e os sintomas das gastrites.

café

A cafeína pode ser colocada como viciante e até causar dependência (em poucos casos), e por isso, seus efeitos psicoativos vão diminuindo ao longo do seu uso e sempre necessitando de mais, se o seu uso é para fins de desempenho esportivo, é importante fazer algumas pausas, caso o contrário pode ficar tranquilo!

Outro detalhe é que ele tem um leve efeito diurético, que pode auxiliar em casos de inchaço, também efeito de saciedade, sendo um auxiliador durante o processo de perda de peso.

Ele tem também uma propriedade vasoconstritora, e por isso, sua privação leva a vasodilatação cerebral e pode causar dores de cabeças em algumas pessoas que tomam café constantemente. Porém no caso de enxaquecas, pode até ser o motivo do desencadeio delas em algumas pessoas que são sensíveis ao componente.

Alguns estudos relataram que a cafeína tem um efeito neuroprotetor também o que indicaria um grande benefício no Alzheimer.

É importante mencionar que a cafeína compete com a absorção de ferro e de cálcio, por isso, o café com leite não seria uma boa opção se o foco é a absorção de cálcio, e ele não deve ser com sumo após grandes refeições (como almoço e jantar) para não ocorrer a competição com o ferro (chega a reduzir 40% da aborção).

Mulheres grávidas e amamentando devem evitar seu consumo.  No caso das grávidas, a cafeína atravessa facilmente a placenta e os malefícios dessa passagem ainda não estão totalmente demonstrados, podendo até ter um efeito teratogênico (anomalias no desenvolvimento e até causar abortos), mas maiores e melhores estudos são necessários. Além disso, durante a amamentação, a cafeína passa pelo leite, o que pode deixar o bebe agitado ou até gerar pequenos problemas gastrointestinais.

Cafe-Raiz-coador

Lembrando que o café expresso, tem menor quantidade de cafeína do que o café feito com filtro de papel. E o café feito com filtro de pano tem as maiores quantidades de cafeína.

Fontes utilizadas:

Alves, R. C.; Casal, S.; Oliveira, B.  Benefícios do café na saúde: mito ou realidade? Quim. Nova, Vol. 32, N. 8, p. 2169-2180, 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s