Será que eu estou com fome? Ou será vontade de comer ou sede?

Este é um assunto que converso muito com meus pacientes.

Capturar

Em linhas bem básicas, resumidas e gerais – O hormônio que nos dá a fome é a grelina, ele que ativa nosso sistema nervoso quando estamos de “estômago vazio”.  A leptina é o hormônio da saciedade, e na maioria dos casos de obesidade, de modo geral, e o peso em excesso fazem com que algumas reações e transmissão entre neurônios e a liberação destes hormônios fique alterado ou bloqueado.

Comer-Muito1

Com isso, muitos obesos e pessoas com sobrepeso nunca ficam satisfeitos e por isso sentem fome e vontade de comer o tempo todo.  Regularização deste sistema ocorre de forma gradual conforme ocorre perda de peso em conjunto com uma reeducação alimentar. Por isso, obesidade é uma doença, não é simplesmente falta de controle.

No caso de indivíduos saudáveis e com peso dentro da faixa da normalidade o que acontece é que muitas vezes ocorre a confusão de fome e vontade de comer com a sede!

316

Nosso organismo NÃO pode sentir sede, você tem que deixar ele sempre bem hidrato para que essa confusão não ocorra. Está com dúvida? beba 1 copo de água antes de comer algo, se a “fome” passar não era fome, era sede. Lembrando que isso deve ser feito já dentro de uma dieta balanceada, onde o indivíduo já fez as refeições corretamente e ainda assim acha que está com fome.

Cada caso deve ser avaliado por um especialista, médico e nutricionista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s