A resposta é bem direta. Não faz bem! Abaixo segue uma explicação BEM resumida, básica e com palavras de mais fácil entendimento para vocês.
Vou explicar porque…ele contém em grande parte da sua composição ácido láurico e mirístico, que são dois ácidos graxos de cadeia média (TCM) encontrados em maior quantidade na membrana plasmática das bactérias, a LPS. Nosso corpo reconhece os ácidos graxos presentes na LPS, no caso ácido láurico e mirístico, e inicia o disparo da cascata inflamatória para que nosso sistema inflamatório “combata” essa bactéria. Sendo assim, ao ingerir o óleo de coco está cascata inflamatória é disparada SIM. Sendo assim considerado pró inflamatório. É isso é uma grande base para desenvolvimento para diversas doenças crônicas.
Houve sim um equívoco ao falarem que ele é termogênico e emagrece, porque um estudo mostrava que ele era mais facilmente queimado e fornecia uma energia mais rápida do que outros ácidos graxos, porém apenas em casos graves de pacientes hospitalizados e com problemas de ingestão energética o TCM seria mais benéfico.
Com isso a moda “pegou” e diversas pessoas comem colheres e mais colheres desse óleo ao dia e o que é pior, profissionais da área da saúde e renomados espalham ainda mais isso por aí. É triste mas é a realidade.
Lembrando que o que faz mal é o exagero, numa pequena utilização de vez em quando para culinária e nem comer o coco que terão este malefício.
O importante é que diante da fala de uma nutricionista, que deixo claro meu apoio, toda uma classe e diversas sociedades se apoiaram em embasamentos científicos e se posicionaram também ao lado dela.
Para quem quiser se aprofundar no tema, sugiro procurar a ciência, pois de resultados que “outros” dizem visíveis, pode ser resultado de efeito PLACEBO! E para isso existem alguns artigos que demostram o que expliquei acima basicamente.
E deixo meu obrigada a meu professor Dennys Cintra na UNICAMP que em 2012 me ensinou isso e aos Meus professores da pós graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico da USP que também me ensinaram isso em 2014.