A polêmica do óleo de coco. Afinal faz bem ou não?

A resposta é bem direta. Não faz bem! Abaixo segue uma explicação BEM resumida, básica e com palavras de mais fácil entendimento para vocês.

image

Vou explicar porque…ele contém em grande parte da sua composição ácido láurico e mirístico, que são dois ácidos graxos de cadeia média (TCM) encontrados em maior quantidade na membrana plasmática das bactérias, a LPS. Nosso corpo reconhece os ácidos graxos presentes na LPS, no caso ácido láurico e mirístico, e inicia o disparo da cascata inflamatória para que nosso sistema inflamatório “combata” essa bactéria. Sendo assim, ao ingerir o óleo de coco está cascata inflamatória é disparada SIM. Sendo assim considerado pró inflamatório. É isso é uma grande base para desenvolvimento para diversas doenças crônicas.

Houve sim um equívoco ao falarem que ele é termogênico e emagrece, porque um estudo mostrava que ele era mais facilmente queimado e fornecia uma energia mais rápida do que outros ácidos graxos, porém apenas em casos graves de pacientes hospitalizados e com problemas de ingestão energética o TCM seria mais benéfico.

Com isso a moda “pegou” e diversas pessoas comem colheres e mais colheres desse óleo ao dia e o que é pior, profissionais da área da saúde e renomados espalham ainda mais isso por aí. É triste mas é a realidade.

Lembrando que o que faz mal é o exagero, numa pequena utilização de vez em quando para culinária e nem comer o coco que terão este malefício.

O importante é que diante da fala de uma nutricionista, que deixo claro meu apoio, toda uma classe e diversas sociedades se apoiaram em embasamentos científicos e se posicionaram também ao lado dela.

Para quem quiser se aprofundar no tema, sugiro procurar a ciência, pois de resultados que “outros” dizem visíveis, pode ser resultado de efeito PLACEBO! E para isso existem alguns artigos que demostram o que expliquei acima basicamente.

E deixo meu obrigada a meu professor Dennys Cintra na UNICAMP que em 2012 me ensinou isso e aos Meus professores da pós graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico da USP que também me ensinaram isso em 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s