Ômega 3: conheça os benefícios

ômega-3-para-ansiedade-e-sindrome-do-panico

Existem certos “componentes” que podem auxiliar em algumas funções do organismo, um destes elementos é o ômega 3, ácido graxo essencial (ou seja, não é produzido pelo nosso organismo), existente tanto em alimentos de origem vegetal (como linhaça, chia, canola, etc) como de origem animal (como salmão, sardinha, atum, etc). Além disso podemos suplementar também garantindo assim uma proporção adequada de ômega 3 x ômega 6.

A proporção correta de ômega 3 para ômega 6 é de 1:6, e isso não quer dizer que necessitamos ingerir uma maior quantidade do ômega 6 e suplementa-lo também, pois nossa alimentação já é SUPER rica em ômega 6, a proporção chega a ficar 1:20, por exemplo, e neste caso o ômega 6 torna-se pró-inflamatório. Por isso, para que isso pare de ocorrer necessitamos suplementar apenas ômega 3 (EPA + DHA) para retornar à proporção correta.

omega-3

Diversos estudos tem demonstrado os benefícios do ômega 3, como ajuda na prevenção de doenças coronarianas, tendo um efeito protetor cardiovascular, redução de colesterol ruim (LDL  e total), melhora da memória, propriedades anti-inflamatórias, melhora do desenvolvimento cognitivo em crianças, melhorada visão (recobrimento da retina), dentre outros.

É importante ressaltar que um nutricionista deve ser consultado previamente a suplementação ou ingestão deste e de qualquer nutriente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s