Terrorismo Nutricional

terrorismo-nutricional

O medo em relação à alimentação tem levado às pessoas a comerem cada vez menos determinados grupos de alimentos, ocasionando em restrições e privações talvez exacerbadas. Dietas restritivas demais assustam e estressam o organismo.

Dúvida sobre como se alimentar de forma saudável tem confundido as pessoas, devido a diversos motivos, como por exemplo, acompanhar pessoas em redes sociais e se basear apenas pelo que se vê, ou pelo surgimento de alimentos milagrosos na mídia (isoladamente).

A partir disso, surgem perguntas: como vou emagrecer, então? Posso grelhar com azeite ou só posso usar óleo de coco? Se eu tomar chá verde o dia inteiro, será que funciona? Se eu comer uma fatia de pizza em uma comemoração de aniversário, perco tudo o que já fiz até hoje?

A resposta é: um alimento por si só não emagrece ou engorda. Nenhum alimento sozinho, isolado, pode exercer função tão satisfatória, sem ter um conjunto de ações positivas na sua vida. Atividade física, alimentação variada e equilibrada, paz de espírito, estilo de vida favorável (fumo, bebida alcoólica), tudo isso influencia.

terrorismo

A disseminação de dietas milagrosas, a exposição de corpos perfeitos e a busca pela magreza podem oferecer sérios riscos à saúde. Quanto maior a restrição, maior a compulsão alimentar!

Devemos evitar produtos alimentícios? Sim. São proibidos? Não. Mas as pessoas devem aprender a se alimentar melhor e, com o passar do tempo, com certeza irão tomar gosto por comer de forma saudável, pois os resultados físicos vêm e, com ele, com certeza a saúde agradece (e muito!!!)!

terrorismo-nutricional-e1405369388387

Por fim, se você tem uma comemoração, um jantar, ou simplesmente uma vontade de comer um docinho, ou uma fatia de bolo ou de pizza, coma, sem exagero, e seja feliz. Não fique se martirizando por isso. Você faz o certo diariamente, se exercita, come bem. Então qual é o problema de comer ocasionalmente? É só não fazer disso um hábito, uma rotina.

Lembre-se: quanto menos processado e quanto mais fresco o alimento for, MELHOR!

Busque seu equilíbrio!

Se quiser saber mais a respeito leia a reportagem com a nutricionista Sophie Deram: http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2014/05/entretenimento/cultura_e_famosos/1486010-vivemos-hoje-um-terrorismo-nutricional-as-pessoas-nao-sabem-mais-o-que-comer–diz-sophie-deram.html

Post elaborado pela Nutricionista parceira:

Thalita Pedroza – Nutricionista RJ

(21) 98083-9415

@thalitapedrozanutri

http://www.facebook.com/thalitapedrozanutri

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s