Colágeno: quando deve ser usado? Vale a pena?

Colágeno-3

O colágeno nada mais é do que um proteína presente em nosso tecido conjuntivo.

Ele chega a desempenhar diversas funções em nosso corpo, dentre elas:  manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las, responsável também pela cicatrização e regeneração em caso de corte ou cirurgia. Além disso, acredita-se que tenha total relação com o envelhecimento e não está presente só na pele, mas também nos tendões, nos ossos e nos músculos (pois temos mais de 20 tipos de cadeias de colágeno e cada um é presente em um local e exerce uma função diferente).

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado na forma líquida, em cápsula ou pó. Normalmente indicamos que ele seja hidrolisado, ou seja, ele já vem quebrado em aminoácidos e peptídeos, o que facilita o processo de absorção.  Além disso, a melhor forma é em pó, pois os estudos preconizam  a ingestão quantidade de  8 a 10 gramas por dia (atentem-se a baixa dosagem de produtos).

Partindo deste ponto, nosso corpo utiliza os aminoácidos conforme a necessidade, logo, podemos ingerir o colágeno hidrolisado e estes aminoácidos serem utilizados para outra função. O colágenos que temos em nosso corpo foi produzido por ele mesmo fazendo a junção deste diversos aminoácidos (matéria prima) então SOMENTE se o nosso corpo estiver precisando (ingerir colágeno não significa produzi-lo) ele fará está junção, caso contrário ele será absorvido e utilizado para outras funções. Outro ponto, é que se em outro local estiver “precisando” mais ele será utilizado neste local.

Outra questão importante é que para que a produção do colágeno internamente ocorra são necessárias algumas vitaminas e minerais (como Vitamina C, A, ferro, zinco, etc) eles funcionam da mesma forma que enzimas, ou seja, são necessárias para que o processo continue.

Além disso, é necessário que ocorra um estímulo para a produção de colágeno como emagrecimento, tratamentos estéticos, tecnologias, etc. Por isso, você deve procurar os profissionais certos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s