O colágeno nada mais é do que um proteína presente em nosso tecido conjuntivo.
Ele chega a desempenhar diversas funções em nosso corpo, dentre elas: manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las, responsável também pela cicatrização e regeneração em caso de corte ou cirurgia. Além disso, acredita-se que tenha total relação com o envelhecimento e não está presente só na pele, mas também nos tendões, nos ossos e nos músculos (pois temos mais de 20 tipos de cadeias de colágeno e cada um é presente em um local e exerce uma função diferente).
O colágeno hidrolisado pode ser encontrado na forma líquida, em cápsula ou pó. Normalmente indicamos que ele seja hidrolisado, ou seja, ele já vem quebrado em aminoácidos e peptídeos, o que facilita o processo de absorção. Além disso, a melhor forma é em pó, pois os estudos preconizam a ingestão quantidade de 8 a 10 gramas por dia (atentem-se a baixa dosagem de produtos).
Partindo deste ponto, nosso corpo utiliza os aminoácidos conforme a necessidade, logo, podemos ingerir o colágeno hidrolisado e estes aminoácidos serem utilizados para outra função. O colágenos que temos em nosso corpo foi produzido por ele mesmo fazendo a junção deste diversos aminoácidos (matéria prima) então SOMENTE se o nosso corpo estiver precisando (ingerir colágeno não significa produzi-lo) ele fará está junção, caso contrário ele será absorvido e utilizado para outras funções. Outro ponto, é que se em outro local estiver “precisando” mais ele será utilizado neste local.
Outra questão importante é que para que a produção do colágeno internamente ocorra são necessárias algumas vitaminas e minerais (como Vitamina C, A, ferro, zinco, etc) eles funcionam da mesma forma que enzimas, ou seja, são necessárias para que o processo continue.
Além disso, é necessário que ocorra um estímulo para a produção de colágeno como emagrecimento, tratamentos estéticos, tecnologias, etc. Por isso, você deve procurar os profissionais certos!