Efeito Sanfona: o que é? como fugir dele?

efeito-sanfona-1

Recebo muitos pacientes que sofrem do efeito sanfona. Gosto de dar a explicação abaixo, pois é bem fácil de entender.

O efeito sanfona ocorre, normalmente, em que já tentou por diversas vezes perder peso e fez diversas dietas. A pessoa emagrece, e em seguida engorda ainda mais do que antes e isso vira um ciclo vicioso.

Mas o quê ocorre? É o seguinte, todos nós temos um gasto energético basal  – GEB ( que varia de acordo com a idade, sexo, peso, altura e grau de atividade física) – e que nos dá quantas Kcal são necessárias para para manter nossos processos essenciais básicos (atividade do sistema nervoso, ventilação, circulação, etc), ou seja, nos manter vivos.

Vamos supor que seu GEB seja de 1400 Kcal. Sempre que se faz uma dieta muito restrita, muito abaixo do GEB (vou usar como exemplo uma dieta de 1000 kcal), nosso sábio organismo ao longo do tempo tende a se adaptar e a deixar seu metabolismo mais desacelerado para se adaptar a viver com essas 1000 kcal.

Mas em seguida, você desiste desta dieta e volta a comer como antes (1600 kcal ao dia) ou seja, seu GEB já não é mais de 1400 kcal e sim de 1000 kcal… e você voltou a comer 1600 kcal…resultado? Você engorda muito mais do que estava antes!!!

E isso vira um ciclo vicioso!

efeito-sanfona-425x210.jpg

E como mudar isso? Sempre que fizer uma reeducação alimentar, você nunca deve baixar para muito menos que seu GEB e sempre, caso tenha liberação médica, fazer exercícios físicos para aumentar o seu metabolismo e tentar escapar deste efeito sanfona!

Além disso, existem diversas estratégias nutricionais que podem auxiliar você a sair deste ciclo! Procure um nutricionista para isso!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s