Série bebês e crianças: BLW – Baby Led Weaning – introdução alimentar sem papinha – Saiba mais sobre isso

O BLW – Baby Led Weaning – Desmame Guiado pelo Bebê – é um modelo de introdução alimentar que basicamente consiste em oferecer os alimentos em pedaços e permite autonomia de aprendizado do bebe, ele “se serve” (self-feeding) sozinho e pega o que quiser do prato. Além disso, ele deve ocorrer junto com a alimentação familiar e pode ser feito diretamente após os 6 meses de vida.

Com isso eles conquistariam habilidade de mastigação e de levar alimentos com a mão a boca. Afinal, durante toda a amamentação o bebe é quem domina do processo, desde o início de sua vida, por que não tentar que ele se guie sozinho na introdução alimentar também?

É importante dar a ele alimentos apropriados principalmente em tamanho para que não ocorram engasgos. Além disso, o formato é importante, pois eles precisam pegar com as mãos e levar a boca sozinhos (pedaços com haste ou compridos os ajudam a pegar) – todos os alimentos devem ser cozidos – exceto frutas. Não se assuste com este método pode ocorrer o chamado “gag reflex”, que é um reflexo das crianças que não está habituadas a ingerir sólidos – e neste caso a passagem não fica obstruído e sem ar, só atrapalha e eles mesmo consegue se resolver – de qualquer forma atenção e cuidado ao tamanho devem ser redobrados.

De início, não desista! Normalmente a criança mais brinca com os alimentos do que come. E pode esperar por uma baita sujeira, rs! Não o obrigue a comer deixe que ele tenha total controle da situação e inicie sozinho este processo, não se deve apressar o bebê, o desenvolvimento é necessário. Não o deixe distraído com outros brinquedos, tv ou Ipad.

Além disso, com esta técnica eles tem a oportunidade de conhecer ainda mais diferentes texturas, sabores e conhecer o seu paladar, diferenciar o que mais gosta. Além disso, ele desenvolve uma relação prazerosa e lúdica com o que come, e principalmente, aprende sozinho quanto a apetite e saciedade, você deve respeitar isso também.

Obviamente que estamos falando de alimentos e não de produtos industrializados!

Para isso, o bebe deve estar sentado e reto, e não os ajudem a comer e 100% do tempo supervisionado.

Procure informações e especialistas antes de iniciar o BLW, entenda os princípios e aplique o método corretamente, desta maneira você com certeza terá sucesso!

Lembrando que o método pode ter algumas contraindicações, especialmente em bebes que nasceram pré-termo (antes de 37 semanas) ou um bebe que tenha alguma condição médica existente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s