Com isso eles conquistariam habilidade de mastigação e de levar alimentos com a mão a boca. Afinal, durante toda a amamentação o bebe é quem domina do processo, desde o início de sua vida, por que não tentar que ele se guie sozinho na introdução alimentar também?
É importante dar a ele alimentos apropriados principalmente em tamanho para que não ocorram engasgos. Além disso, o formato é importante, pois eles precisam pegar com as mãos e levar a boca sozinhos (pedaços com haste ou compridos os ajudam a pegar) – todos os alimentos devem ser cozidos – exceto frutas. Não se assuste com este método pode ocorrer o chamado “gag reflex”, que é um reflexo das crianças que não está habituadas a ingerir sólidos – e neste caso a passagem não fica obstruído e sem ar, só atrapalha e eles mesmo consegue se resolver – de qualquer forma atenção e cuidado ao tamanho devem ser redobrados.
De início, não desista! Normalmente a criança mais brinca com os alimentos do que come. E pode esperar por uma baita sujeira, rs! Não o obrigue a comer deixe que ele tenha total controle da situação e inicie sozinho este processo, não se deve apressar o bebê, o desenvolvimento é necessário. Não o deixe distraído com outros brinquedos, tv ou Ipad.
Além disso, com esta técnica eles tem a oportunidade de conhecer ainda mais diferentes texturas, sabores e conhecer o seu paladar, diferenciar o que mais gosta. Além disso, ele desenvolve uma relação prazerosa e lúdica com o que come, e principalmente, aprende sozinho quanto a apetite e saciedade, você deve respeitar isso também.
Para isso, o bebe deve estar sentado e reto, e não os ajudem a comer e 100% do tempo supervisionado.
Procure informações e especialistas antes de iniciar o BLW, entenda os princípios e aplique o método corretamente, desta maneira você com certeza terá sucesso!
Lembrando que o método pode ter algumas contraindicações, especialmente em bebes que nasceram pré-termo (antes de 37 semanas) ou um bebe que tenha alguma condição médica existente.