Alimentos orgânicos: qual a diferença? Como armazenar?

cesta orgãnicos

Os alimentos orgânicos são mais do que alimentos que não utilizam agrotóxicos no plantio, eles respeitam o meio ambiente em todos os seus processos de produção (produção sustentável) – solo, água, ar, relações sociais e culturais. Eles não utilizam nenhum produto que possa vir a causar qualquer dano a saúde de quem os consome e de quem os produz.

Infelizmente ainda não mais caros que os convencionais, mas vamos valorizar e procurar produtores familiares (agricultura familiar) e compra-los diretamente do fornecedor ao invés de grandes redes de mercado que superfaturam o preço e ainda, guardam e apresentam os alimentos orgânicos junto com os normais cheios de agrotóxico (isso pode contamina-los).

E isso vale para seu armazenamento, de nada adianta comprar alimentos orgânicos e guarda-los na geladeira ou em qualquer outro local junto com os alimentos normais, os agrotóxicos presentes nestes alimentos podem ao ter contato com os orgânicos contamina-los.

A cultura e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil foram aprovadas pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003 e foi regulamentada em 27 de dezembro de 2007 com o Decreto Nº 6.323.

De acordo com a legislação brasileira, para ter o nome “orgânico” ou “produto orgânico” ou o selo no rótulo, o produto deve conter, no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos.

Além disso, tome cuidado, pois diversos venderemos alegam que o produto é orgânico quando na verdade não é. Fique atento! Os produtores que querem vender em feiras, supermercados, lojas, restaurante e etc devem ter uma certificação expedida pela OAC e credenciamento no Ministério da Agricultura (MAPA) – outra possibilidade é realizar apenas venda direta (em feiras apenas) sem certificação desde que se cadastrem no MAPA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s