Os principais compostos bioativos encontrados na aveia são as betaglucanas e fibras solúveis.
Estudos mostram que o consumo de aveia pode ajudar na redução do colesterol* por diminuir a sua absorção e aumentar a síntese de ácidos biliares, modulação na absorção da glicose e redução da oxidação do LDL que, junto com a vitamina C e prolonga seu efeito antioxidante. Atua também na redução de citocinas pró-inflamatórias, na redução da absorção intestinal de gorduras, inclusive o colesterol, e na diminuição da absorção intestinal de glicose. Além disso, a aveia, por ser rica em fibras, diminui o risco de desenvolvimento de câncer de cólon, diminui a velocidade do esvaziamento gástrico, conferindo maior sensação de saciedade e melhora do transito intestinal.
*Para reduzir o colesterol, é recomendada a ingestão de 3 g de β-glucana por dia, o que significa aproximadamente 2 colheres de sopa.
Podemos dizer que a aveia possui então ação antioxidante, anti-inflamatória, hipocolesterolemiante e hipoglicemiante, e ainda pode auxiliar na perda de peso, desde que seu consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada, boa hidratação e hábitos de vida saudáveis.
Referências bibliográficas:
Silva, M.A.M. EFFECT OF WHEAT AND OAT BRAN FIBERS ON THE LIPIDPROFILE OF MOUSE (Rattus novergicus) WISTAR BLOOD SAMPLES. Ciênc. agrotec., Lavras. V.27, n.6, p.1321-1329, nov./dez., 2003
PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos Princípios à Prática Clínica. São Paulo: VP Editora, 2007.
Thomas MS Wolever, et al. Physicochemical properties of oat b-glucan influence its ability to reduce serum LDL cholesterol in humans: a randomized clinical trial. Am J Clin Nutr 2010;92:723–32.
Post elaborado pela Nutricionista parceira:
Thalita Pedroza – Nutricionista RJ
(21) 98083-9415
@thalitapedrozanutri