Diferença entre os tipos de sais

Fernando González

Você sabe a diferença? Eu selecionei apenas alguns, os principais, para explicar à vocês.

grosso1

Sal do Himalaia ou Sal Rosa

Ele contém muitos minerais em sua composição, cada sal conforme sua área de extração terá sua composição diferenciada por isso.O ferro é o responsável pelo tom avermelhado e o manganês pela cor laranja.

sal-negro-1

Sal Negro

Este sal eu não tinha muito conhecimento, por isso peguei para vocês a explicação no site da Bombay de Temperos www.bombayherbsspices.com.br

“Em primeiro lugar não existe sal negro na natureza. Você pode encontrar sal cinza, cristal, vermelho, verde, azul, rosa, vítreo, mas negro, não. Os sais negros existentes à venda são, em sua maioria, sais de origem marinha coloridos artificialmente pela utilização de corantes. Alguns utilizam até mesmo pigmentos naturais, enquanto outros “copiam” a forma de produção do Kala Namak com a utilização de carvão ativado. Um exemplo é o sal do Havaí. Portanto, além de possuir todos os minerais presentes no Sal do Himalaia, ele incorpora os efeitos terapêuticos das três frutas que compõem a Triphala além dos de diversas ervas da região onde é produzido”

Enfim, o que podemos tirar desta explicação é que não existe sal negro natural e que ele tem essa coloração por conta de junção de frutas.

sal-marinho

Sal marinho

Ele contém alguns nutrientes que não são eliminados justamente por não passar pelo processo de refinamento do sal refinado. Além disso, o sal marinho é seco ao sol e o iodo presente nele é seu composto naturalmente, diferente do de cozinha que é adicionado podendo até ser tóxico.

 

flor-de-sal.jpg

Flor de sal

É a forma mais pura e rara do sal. Como pode-se ver nas fotos é constituído por cristais e não é utilizado para cocção, ele apenas é utilizado como um “toque” para realçar o sabor de sobremesas ou alimentos.

images

Sal light ou salgante sem sódio.

O sal todos sabem que é composto pro cloreto de sódio, porém agora existe uma nova onda de substituir o cloreto de sódio por cloreto de potássio, o que não deixa o sal menos prejudicial a saúde, apenas reduz a quantidade de sódio e apresenta potássio. Neste caso no light é reduzido no caso do salgante sem sódio é substituído 100%.  Eu já fiz um post sobre o perigo dessa troca, veja aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Diferença entre os tipos de sais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s