Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) – Vanessa Menck

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que tem ganhado atenção do publico em geral, nutricionistas e chefes de cozinha no ultimo ano.

São plantas, raízes, flores, tubérculos que crescem espontaneamente em determinados locais. São chamadas de não convencionais, porque não temos o hábito de utilizá-las em nossa culinária. Frequentemente também, são consideradas ervas daninhas por crescerem quando e onde menos se espera.

São plantas com riquíssimo valor nutricional e adaptadas a região. Por conta disso, não necessitam de agrotóxicos, exigem pouco do solo, pouca atenção no cultivo e pouca água.

Alguns exemplos são: ora pro nobis, peixinho, taioba, seriguela, beldroega, capuchinha. Muitas delas inclusive, são consideradas medicinais tamanha a sua riqueza de nutrientes e propriedades funcionais.

Caruru

  • Origem: América Tropical.
  • Principais usos: suas folhas e sementes são comestíveis, principalmente as folhas tenras na forma de refogados puros ou em misturas.
  • Valor nutricional: fonte riquíssima de betacaroteno e de vitamina A, é considerado um alimento anticâncer e antioxidante. Por ser fonte de magnésio, favorece a produção de serotonina sendo um aliado no tratamento e prevenção de depressão. Possui muitos aminoácidos essenciais e também supre 30% das necessidades de cálcio para um dia.
  • O que substitui: por conter muitos aminoácidos essenciais, é mais proteico que o amaranto e a quinoa.

mangara.jpg

 

Mangará

 

  • Origem: o mangará é conhecido como a flor, coração ou umbigo de bananeira, que tem origem asiática e foi introduzida no continente americano no século 15. Cultivada amplamente nas regiões tropicais pelo mundo para a produção de frutos.
  • Principais usos: culinário e como xarope. Sua casca pode ser usada como prato decorativo.
  • Valor nutricional: por conta do seu teor de fibras, é de grande auxílio em casos de constipação crônica e recuperação da microbiota intestinal, alimentando as bactérias boas do intestino.

ora pro nobs.jpg

Ora-pro-nobis

 

  • Origem: continente americano, em matas ciliares do Cerrado e Floresta Atlântica, nos trópicos desde a Flórida (Estados Unidos) até o Brasil, onde é encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul, com grande força em Minas Gerais.
  • Principais usos: planta trepadeira usada como ornamento paisagístico; na culinária, suas folhas, frutos e flores são consumidas cruas ou cozidas. As sementes podem ser usadas para produzir brotos, que são grandes e vigorosos. Suas folhas também são usadas de forma caseira para hidratar os cabelos.
  • Valor nutricional: alimento com 25% de sua composição de proteínas. Contém lisina, que atua diretamente no sistema imunológico, fortalecendo seu funcionamento prevenindo inúmeras doenças. Fonte de ferro, 100 gramas suprem basicamente toda a necessidade de um homem adulto em um dia. Suas folhas podem ser consumidas refogadas, cozidas, empanadas e em farinha. Ademais,
  • O que substitui: é um substituto importantíssimo da carne em dietas vegetarianas. Por ser uma planta da família da cactáceas, tem viscosidade suficiente para substituir ovos no preparo de pães e bolos.

taioba.jpg

Taioba

  • Origem: América Tropical, sendo bastante usada no interior de alguns estados brasileiros como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
  • Principais usos: suas folhas, talos e rizomas são usados exclusivamente bem cozidos, refogados ou fritos.
  • Valor nutricional: fonte de ferro, vitamina A e ácido fólico. Fortalece a imunidade, a circulação sanguínea e a visão. Auxilia no tratamento da gastrite, câncer de cólon e na perda de peso, pois fornece muitos nutrientes e saciedade com baixo teor de calorias.
  • O que substitui: pode ser usada refogada no lugar de folhas escuras como a couve para acompanhar feijoadas.

Post elaborado por:

Ma. Vanessa Menck 
Nutricionista Esportiva
CRN: 39.647
Graduada e Pós graduada pela UNICAMP
Especialista em Alimentação Vegetariana e Vegana
Coach de Saúde e Terapeuta Floral

Redes Sociais: 

Instagram – Vanessa Menck Nutricionista

Facebook – Vanessa Menck Nutricionista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s