Os rótulos devem mudar… Anvisa quer rótulos mais claros

A Anvisa está estudando a mudança na rotulagem nutricional dos alimentos, ela recebeu algumas propostas e, segundo a revisa O globo (reportagem de 09/17) ela quer rótulos que tenham dados mais claros para facilitar e leitura e identificação por parte dos consumirdes.

Ainda, segundo a reportagem “Vários modelos de rotulagem estão sendo estudados pela agência. Entre eles, o apresentado pela Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia), o adotado pelo Chile, o desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

ABRAN (associação brasileira de nutrologia)

Ela fez uma proposta chamada de Nutri-score (desenvolvido pela Unidade de Paris XIII e que foi implantado em 2017 na França)

Segundo a matéria da ABRAN “As classificações são assinaladas por letras e cores diferentes, que variam do verde (classificação A), para alimentos com a melhor qualidade nutricional, ao laranja escuro (classificação E), para aqueles com a pior qualidade. No estudo desenvolvido na França para decidir qual seria o melhor rótulo nutricional, quatro opções foram comparadas,  e o Nutri-score foi considerado o melhor esquema para o consumidor.

nutri-score-twitter-02

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec)

O Idec apresentou o modelo de “Rotulagem nutricional frontal de advertência” com selo de advertência

rot-ilustra_01-b.png

Segundo reportagem no site da Idec: “A principal mudança apresentada no modelo de rotulagem proposto é a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultra processados (como sopas instantâneas, refrigerantes, biscoitos, etc.) para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos: açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além da presença de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade.
Neste sentido, são propostas frases de advertência em relação ao uso moderado para atenção dos consumidores, a serem veiculadas em rótulos de óleos vegetais (e.g., soja, milho, girassol, oliva), gorduras (e.g., manteiga) sal e açúcar.”

Além disso os rótulos em si também terão alterações com padrões legíveis para a lista de ingredientes e a tabela nutricional., porções reais, sem publicidade se tem selo e comparáveis e ista de ingredientes mais visível.

 

A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A proposta deles é de um “Semáforo Nutricional”

FOPBISCOITO

Segundo a reportagem no site da ABIA: “O modelo é um rótulo frontal que indica, por porção, a quantidade de sódio, açúcares totais e gordura saturada, coloridos em verde, amarelo e vermelho. Foi desenvolvido com base em diversos trabalhos, numa análise do cenário mundial e em revisão bibliográfica realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA, da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.  A cor verde demonstra que os níveis do nutriente em questão (açúcar, gordura saturada ou sódio) são considerados baixos ou adequados para o consumo do alimento na porção quando associado a uma alimentação diária equilibrada. A cor amarela demonstra que os níveis do nutriente merecem atenção, pois sinalizam que um consumo acima da porção recomendada pode comprometer o equilíbrio da alimentação diária. A cor vermelha demonstra que os níveis do nutriente são considerados altos na porção diária recomendada e por isso devem ter uma atenção maior de consumo, quando associados a uma alimentação equilibrada.

Eu particularmente gosto da proposta da Idec associada ao da ABIA, deixando assim a composição mais evidente e a cada profissional a explicação devida ao seu paciente. Ainda assim o da ABIA me preocupa, pois o consumidor terá que interpretar as cores, porém os profissionais não ficam “à merce” de quem escolheu onde o alimento deve ficar como no nutri score.
Leia mais sobre as reportagens citadas:

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/anvisa-quer-que-rotulos-de-alimentos-tenham-dados-mais-claros-21804470#ixzz5CIcajCiu 
stest

http://abran.org.br/para-profissionais/associacao-de-medicos-propoe-um-novo-rotulo-nos-alimentos/

https://idec.org.br/rotulagem

https://www.abia.org.br/vsn/tmp_2.aspx?id=358

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s