Série Temperos e Especiarias: Tomilho

O tomilho é uma erva mediterrânea com aroma muito agradável e muito usada pelos cozinheiros (inclusive deve ser colocada antes mesmo de levar ao fogo). Ele é muito utilizado em carnes, sopas e peixes.

Este tempero é rico em óleos essenciais (como o timol e carvacrol), os quais têm ação antioxidante, antisséptica, antimicrobiana (algumas estudos mostraram em relação a salmonelose), digestiva e até ação sobre doenças pulmonares como bronquite e tosse, além disso, é fonte de vitamina C e complexo B.

 

 

Anúncios

Glutamina e intestino

glutamina-suplemento-capaComo já disse, os dados científicos já mostraram que a glutamina não tem efeito direto na imunidade por meio do consumo, porém quando falamos em saúde intestinal é outra história.

Ele tem ação direta na permeabilidade intestinal (barreira) e nas vilosidades intestinais (dobrinhas do intestino) limitando assim a passagem de moléculas através deste espaço atuando como um controle dessa passagens de substância sejam boas sejas ruins. Ela pode então inclusive, auxiliar na melhora da microbiota intestinal e reduz o risco de infecções.

Não sou especialista neste assunto de microbiota intestinal então caso queiram saber mais sugiro que procurem artigos científicos!

 

Doce de Leite Fit Saudável

doce-de-leite-620x330

Pessoal, eu fiz a receita meio a olho, mas vou tentar passar

Ingredientes

 200 a 300 mL de leite de desnatado sem lactose (se quiser substituir por leite de amêndoas)

4 a 6 colheres de leite em pó desnatado sem lactose (quanto mais leite em pó mais grossinho ficará) – se quiser substituir por leite de coco ou creme de coco

4 a 5 colheres de sopa de adoçante culinário

eu não coloquei mas vi algumas receitas com essência de baunilha

Modo de preparo

Mexa todos os ingredientes até ficar bem homogêneo, se não ficar coloque no liquidificador.

Depois coloque tudo em um pote de vidro… vede bem ele coloque um papel filme em baixo da tampa e depois envolva o vidro em um pano e pegue um elástico de cabelo para segurar. Em seguida coloque na pressão para fazer igual doce de leite normal (não esqueça de por a água na panela de pressão!).

obs: Se quiser apenas o leite condensado saudável ao invés de por na pressão coloque tudo na panela e mexa em banho maria.

Pão de mel fit de microondas

pao-de-mel-1

Ingredientes

1 colher de sopa de farinha de aveia

1 ovo caipira (passar pelo coador)

1 colher de sopa de leite em pó desnatado ou sem lactose

1 colher de sopa rasa de cacau em pó

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de água

1 colher de chá de fermento químico

se quiser colocar umas pitadinhas de canela

Modo de preparo

Mexa bem todos os ingredientes e coloque em uma caneca ou recipiente de vidro no microondas de 2 a 3 minutos.

Tire, recorte da forma que quiser. Em seguida, pegue chocolate meio amargo derreta e mergulhe ou passe apenas por cima do seu pão de mel

Se quiser recheá-lo pode fazer um doce de leite fit saudável cortando no meio juntando e depois banhando (vou postar uma receita logo logo)

 

Vai comer fora? Eu te ajudo!

Chegou o fim de semana e vai rolar aquele jantarzinho? A primeira dica é não se esquecer de que não é porque você está comendo fora que pode comer o dobro, lembre de todo esforço da semana e não jogue tudo por água abaixo.

ti-si-ono-sto-jedes

Vou separar as refeições em especialidades/Tipos:

  • Japones

Cuidado com o rodízio, você pode comer demais! Sabe o teppan? aquele prato que a gente pede o peixe greladinho e sempre vem com ele alguns legumes. Então, peça para fazer com pouca manteiga e coma todos os legumes dele também. Outra dica é comer a “saladinha” e o “nabo” que eles colocam para enfeitar o seu prato (eles não podem reutilizar os enfeites, mas sempre bom comer em restaurantes de confiança).

O salmão é um peixe  bem calórico então tente dar uma mesclada com atum e peixe branco também e, claro, cuidado para não exagerar no arroz!

  • Pizza

Rolou pizza? então não precisa pedir a mais gordurenta e calórica de todas, tenta escolher alguma com frango, peito de peru, atum e as de legumes. Minha dica é: coma 1 pedaço inteiro e o 2º veja com sua nutri se você come também a massa ou apenas o recheio e tenta ser aquele mais leve, tipo escarola, etc.

  • Vegetariano/Vegano

“Nossaaaa tudo saudável, vou me entupir” não é bem assim!!! Os veganos e vegetarianos também comer gorduras boas, carboidratos e muitas proteínas, também tomo cuidado para não dar aquela exagerada.

  • Mexicado e Peruano

Os mexicanos e peruanos tem culturalmente  a “mania” de compartilhar a comida, o que faz com que a gente acabe petiscando bastante também.

Então cuidado para não exagerar nos chips e seus acompanhamentos.

Coma apenas um prato principal ou um pouquinho apenas de cada, não precisa comer tudo de tudo.

  • Italiano

iiiiii..chegou a hora da massa!!!! prato cheio!!!! Cuidado, lembre-se que em casa você não comeria um prato todinho cheio de arroz com lentilha, por ex., então nao se egane, manere na quantidade peça uma proteína boa para acompanhar. Sempre previlegie os caseiros, com molho leve de tomate, por ex. Peça alguns legumes ou coma uma saladinha antes do prato principal. Evite o pãozinho do couvert sempre que possível, afinal você já irá comer a massa, certo?! rs

 

 

 

 

 

 

Poke Haviano: o prato do momento!

Essa febre viajou do Havaí (Honolulu), foi para Califórnia e chegou em São Paulo com tudo.

Ele lembra um pouco o temaki em sua composição, ceviche em sua mistura, mas na verdade ele é único e pode mudar conforme o gosto do cliente !

Para fazê-lo você deve misturar o peixe cru (tradicionalmente usasse atum) de sua preferência em cubos, temperar ou marinar, inserir os acompanhamentos de sua preferência (arroz, alga, cebola, abacate, folhas, ovas, etc, são muitas as possibilidades) e servir em uma tijela.

Os rótulos devem mudar… Anvisa quer rótulos mais claros

A Anvisa está estudando a mudança na rotulagem nutricional dos alimentos, ela recebeu algumas propostas e, segundo a revisa O globo (reportagem de 09/17) ela quer rótulos que tenham dados mais claros para facilitar e leitura e identificação por parte dos consumirdes.

Ainda, segundo a reportagem “Vários modelos de rotulagem estão sendo estudados pela agência. Entre eles, o apresentado pela Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia), o adotado pelo Chile, o desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

ABRAN (associação brasileira de nutrologia)

Ela fez uma proposta chamada de Nutri-score (desenvolvido pela Unidade de Paris XIII e que foi implantado em 2017 na França)

Segundo a matéria da ABRAN “As classificações são assinaladas por letras e cores diferentes, que variam do verde (classificação A), para alimentos com a melhor qualidade nutricional, ao laranja escuro (classificação E), para aqueles com a pior qualidade. No estudo desenvolvido na França para decidir qual seria o melhor rótulo nutricional, quatro opções foram comparadas,  e o Nutri-score foi considerado o melhor esquema para o consumidor.

nutri-score-twitter-02

Instituto de Defesa do Consumidor (Idec)

O Idec apresentou o modelo de “Rotulagem nutricional frontal de advertência” com selo de advertência

rot-ilustra_01-b.png

Segundo reportagem no site da Idec: “A principal mudança apresentada no modelo de rotulagem proposto é a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultra processados (como sopas instantâneas, refrigerantes, biscoitos, etc.) para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos: açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além da presença de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade.
Neste sentido, são propostas frases de advertência em relação ao uso moderado para atenção dos consumidores, a serem veiculadas em rótulos de óleos vegetais (e.g., soja, milho, girassol, oliva), gorduras (e.g., manteiga) sal e açúcar.”

Além disso os rótulos em si também terão alterações com padrões legíveis para a lista de ingredientes e a tabela nutricional., porções reais, sem publicidade se tem selo e comparáveis e ista de ingredientes mais visível.

 

A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A proposta deles é de um “Semáforo Nutricional”

FOPBISCOITO

Segundo a reportagem no site da ABIA: “O modelo é um rótulo frontal que indica, por porção, a quantidade de sódio, açúcares totais e gordura saturada, coloridos em verde, amarelo e vermelho. Foi desenvolvido com base em diversos trabalhos, numa análise do cenário mundial e em revisão bibliográfica realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA, da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.  A cor verde demonstra que os níveis do nutriente em questão (açúcar, gordura saturada ou sódio) são considerados baixos ou adequados para o consumo do alimento na porção quando associado a uma alimentação diária equilibrada. A cor amarela demonstra que os níveis do nutriente merecem atenção, pois sinalizam que um consumo acima da porção recomendada pode comprometer o equilíbrio da alimentação diária. A cor vermelha demonstra que os níveis do nutriente são considerados altos na porção diária recomendada e por isso devem ter uma atenção maior de consumo, quando associados a uma alimentação equilibrada.

Eu particularmente gosto da proposta da Idec associada ao da ABIA, deixando assim a composição mais evidente e a cada profissional a explicação devida ao seu paciente. Ainda assim o da ABIA me preocupa, pois o consumidor terá que interpretar as cores, porém os profissionais não ficam “à merce” de quem escolheu onde o alimento deve ficar como no nutri score.
Leia mais sobre as reportagens citadas:

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/anvisa-quer-que-rotulos-de-alimentos-tenham-dados-mais-claros-21804470#ixzz5CIcajCiu 
stest

http://abran.org.br/para-profissionais/associacao-de-medicos-propoe-um-novo-rotulo-nos-alimentos/

https://idec.org.br/rotulagem

https://www.abia.org.br/vsn/tmp_2.aspx?id=358

 

 

Abacate x Avocado

img_2533

Primeiramente, gostaria de lembra-lo que já fiz um post sobre o benefício do abacate, para ver, clique aqui.

Bom, vamos ao que interessa!

O avocado, originário da califórnia,  é o menor e possui maior % de gorduras e menor quantidade de água – por isso sua consistência é mais durinha. Ambos tem as vitaminas lipossolúveis: A, D, E e K e os minerais, proteínas e ômega 9 já falados em post anterior.

Outra diferença é o preço: o avocado custa quase o dobro.

 

Anemia: você sabia que não é só deficiência de ferro?

hemacias

A anemia, que pode ser hereditária ou adquirida, é mais conhecida pela população pela deficiência de ferro, a chamada anemia ferropriva, que pode ocorrer devido a perdas de sangue, deficiência na absorção de ferro, ou problemas na ingestão deste nutriente.

Existe também a anemia por deficiência de ácido fólico, especialmente para gestantes e a por deficiência da ingestão de vitamina B12, chamada de anemia megaloblástica (muito prevalente em que fez cirurgia bariátrica e alguns poucos casos em veganos) já a deficiência na absorção de B12 é chamada de anemia perniciosa.

Não entrei aqui no mérito das anemias com questões de deficiências hereditárias como talassemia, anemia falciforme, apenas nas nutricionais.

O que suplementar quando começar a academia?

academia

NADA! rsrs por vários motivos, mas o principal deles é que você precisa procurar um nutricionista, pois pessoas “normais”, não atletas que acabaram de começar a academia, seja em busca de emagrecimento ou em busca de massa muscular não precisam suplementar logo de cara.

Primeiro é necessário ajustar a alimentação, uma refeição certa pré e pós treino é muito melhor do que qualquer suplemento que vão te passar por aí.

Em seguida, quando estiver tudo adequadinho e ritmizado (academia e alimentação), ai sim seu nutricionista pode pensar em suplementos “para a academia”. Entenderam?