Mindful eating: dicas para comer com atenção plena

mindful

Antes de tudo, para quem ainda não sabe mindful eating é uma maneira ou técnica utilizada para comer com total concentração na sua ação e no seu alimento. Melhorando sua consciência alimentar, reduzindo ansiedade e compulsão, tudo por meio de técnicas que estimulam seu psicológico a focar nessa ação, como em uma meditação.

A dica mais óbvia e fácil é evitar de comer em frente à distrações como celular, tv, ipad, séries, etc, pois assim você come sem nem perceber o que e quanto está comendo.

Outro ponto interessante é que o ambiente seja calmo, tranquilo e sem muitas pessoas, porque isso também vai tirar a sua atenção. Esteja bem confortável e com a comida na altura da mesa, corretamente.

E após ajustar todo o ambiente é hora de “se ajustar”, foque na comida, monta seu prato com calma, coloque na mesa, saboreie. Coloque 1 garfo de cada vez na boca, não coloque outro enquanto não estiver engolido o anterior por completo. Mastigue muitas vezes e olhe bastante pro seu alimento. Pense no benefício que ele esta te trazendo (mesmo que não seja saudabilidade, pode ser prazer!).

Perceba sua saciedade, comendo pausadamente, e melhore sua relação com a comida. Traga pensamentos positivos! Caso se perca, volte! Respire e inspire como na meditação e volte a sua concentração!

Caso queira saber mais, faça um curso! Tenho certeza que irá amar!

Eu prescrevo suplementos ou comida?

suplementos

Nutri você prescreve suplementos?

Como eu recebo essa pergunta! E a resposta é DEPENDE!

Eu SEMPRE vou prezar pela alimentação, então sempre que for possível atingir os nossos objetivos (sim nossos, porque eu crio, mas quem aplica é você) com comida, essa será minha escolha! Porém existem muitos casos sim, onde é necessária suplementação para chegarmos no aporte necessário do dia,  de acordo com os objetivos estabelecidos, rotina e exercícios que estão sendo feitos.

E esse é um ponto bem importante. O exercício é o estímulo necessário para que nosso corpo utilize esses nutrientes que estamos dando à eles, seja pela comida, seja pela suplementação, não se esqueça disso!

Princípios de uma alimentação equilibrada

prato

A alimentação é muito mais do que apenas ingestão de nutrientes e calorias, ela vai muito além. Para ser considerada equilibrada, ela precisa cumprir sua função nos 5 itens abaixo:

  • Adequação: a alimentação tem que ser adequado para as diferentes: fases da vida, condições sociais, localização e fazer parte de um sistema de alimentação sustentável.
  • Qualidade: os alimentos além de estarem em bom estado, tem que ser ricos e nutritivos, para satisfazer tudo que nosso corpo precisa.
  • Quantidade: eles devem ser consumidos em quantidade suficiente para além de atender nossas necessidades, atender também nossos objetivo
  • Harmonia: deve existir harmonia entre os nutrientes presentes na refeição e no seu dia, ou seja, terem equilibrado e não competirem entre si.
  • Variedade: sabe aquela história de quanto mais cores melhor? Então! A variedade de cores, macronutrientes, micronutrientes tem que ser a maior possível.

Diferença entre chá, infusão ou decocção

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o passar do tempo várias ervas foram chamadas de chá, como “chá de camomila”, “chá mate”, etc… porém a verdade é que chá mesmo somente os derivados da planta Camellia sinensis, como o preto, o verde, etc.

Todos os outros são infusões – o correto então é chamar de infusão de camomila, infusão de erva mate…Há também a decocção, você sabe a diferença?

A infusão normalmente usa-se em ervas e a água é primeiro fervida, desligada, e depois colocam-se as ervas e deixa por um tempo tampado. A decocção normalmente é para casca (tipo casca de romã, abacaxi, etc), raízes, caule, etc, normalmente mais duros e que são colocamos junto com a água para fever (gengibre também).

 

Gengibre tira o sono?

Pode beber tranquilo, ele não contém cafeína e nem nenhum estimulante para que mexa com seu sono. Ele é termogênico, pois aumenta a temperatura corporal e seu corpo tem que trabalhar para abaixa-la a normalidade, mas isso é muuuito pouco então fique tranquilo! Infusões para dormir, escolhidas de modo certo ajudam até a relaxar. Peça ajuda para escolher a certa!

Série Dicionário Alimentar: abóbora

A abóbora também é bem pouco calórica e utilizada de tanto assada como em sopas, quibes e existem vários tipos

tipos_de_abobora

De modo geral, as abóboras alaranjadas, são fonte de betacaroteno, vitamina C, E, complexo B, ferro, potássio e fibras. Suas sementes também são consumidas e tem óleos com gorduras insaturadas e zinco. Rica em antioxidantes ela também auxilia a evitar diversas doenças e por ser pouco calórica é usada durante processos de emagrecimento.

 

 

Pumpkins.

Série Dicionário Alimentar: berinjela

sliced eggplant on cutting board

A berinjela é pouco calórica e muito versátil, pode ser feita cozida, assada, na airfryer,  grelhada, em conserva, ou no meio de receitas como a lasanha vegetariana.

Para escolher você deve escolher as que estão bem escuras e brilhantes, porém firmes ao tato.

Ela se destaca quando o assunto é colesterol, sua casca e a farinha ajudam muito a reduzi-lo. Além disso, tem fibras, aminoácidos, vitaminas do complexo B, A e C, cálcio, ferro, potássio e magnésio.